Vivendo e Aprendendo

Experiência prática na administração de Banco de Dados

bash não lê o arquivo .bashrc na inicialização[Cygwin]

by Gilberto C. Andrade on 24 agosto 2010

Tagged as: console, cygwin, Java, Linux, Windows,

Uso a bastante tempo o ambiente Cygwinem casa. Recentemente realizei a atualização para a versão 1.7. Por enquanto nenhuma queixa, tudo funcionando normalmente. Hoje resolvi me aventurar e customizar o console utilizado como padrão - cmd.exe. Para isso tomei como base o seguinte artigo: Useful Configuration of Cygwin, Part 1: Install, rxvt, and BASH. Fiz todos os ajustes recomendados e fui realizar o teste, mas por algum motivo meu arquivo .bashrc - de ajustes do ambiente bash - não era carregado na inicialização do Cygwin.

Bom, resolvi verificar o problema e primeira parada foi a FAQ do projeto. Chequei meu ambiente como sugerido pela documentação, mas no entanto não conseguia fazer funcionar. A segunda opção foi pesquisar na lista de discussão: logo de primeira encontrei a solução do problema. O arquivo .bash_profile precisa conter:


    . "${HOME}"/.bashrc

ATUALIZAÇÃO:

Mais um problema que encontrei, não relacionado com o ambiente bash, mas ao utilitário que o usa - rxvt. Com a atualização do Cygwin, o atalho criado não funciona, alias, o utilitário não encontra o ambiente bash. Para resolver é fácil: coloque o caminho absoluto do ambiente bash. Da seguinte forma:


    C:cygwinbinrxvt.exe -sl 1500 -fn "Lucida Console-12" -bg black -fg grey -sr -e /bin/bash --login -i

comments powered by Disqus