Gnome 3 - diálogo modal move toda a aplicação
by Gilberto C. Andrade on 02 março 2012
É, finalmente consegui um tempo para postar algo aqui no blog. Ultimamente (nos dois últimos meses) estive ocupado trabalhando na conversão de alguns projetos java para web: usavam Ant e agora, este trabalho, usam Maven. Neste período, como vocês bem sabem, fiz a atualização (na verdade uma nova instalação) do openSUSE. Estava com a versão 11.3 e com o recente lançamento da versão 12.1, não resisti - ansioso por usar o novo Gnome 3.
A mudança foi um pouco impactante mais pro lado positivo, diferente de outras experiências que tenho ouvido e lido a respeito. Bem, espero ajudar os novos adeptos a este ambiente gráfico por aqui: postando dicas e links para solucionar eventuais embaraços por assim dizer nesta jornada de aprendizado. Vamos começar com um link bem útil: GnomeShell/CheatSheet.
Agora algo que atrapalha um pouco: toda vez que precisamos abrir uma janela modal, tipo “Open File”, “Print”, esta mesma janela modal é anexada (colada mesmo!) à janela principal da aplicação(Evince, Firefox, NetBeans, Empathy, etc) tornando-a uma só. Isso é contra produtivo pois em algumas situações precisamos fazer um “copy and paste” de informações na janela principal da aplicação - ocorre muito com o Evince e com NetBeans no meu caso. No GNOME 3, o comportamento padrão de diálogo modal é este anexar-se à janela principal da aplicação, mas este comportamento pode ser customizado, veja:
gconftool-2 --set /desktop/gnome/shell/windows/attach_modal_dialogs false --type bool |
Para desabilitar. E o contrário:
gconftool-2 --set /desktop/gnome/shell/windows/attach_modal_dialogs true --type bool |
Referência:The GNOME Shell Blog - The modal windows behavior