Vivendo e Aprendendo

Experiência prática na administração de Banco de Dados

Alterando o group principal/efetivo do usuário - newgrp e sg

by Gilberto C. Andrade on 22 Fevereiro 2010

Tagged as: Application-Server, Database, Linux, openSUSE, Sistema-Operacional,

Para ter um ambiente semelhante ao de produção, neste caso para as aplicações que rodam em forms e para a instalação do banco, acabei por instalar o mesmo sistema operacional (SLES9), os mesmos softwares (OracleAs 10g, Oracle Database 10g e Oracle DevSuit 10g) no meu desktop. Com isso, toda vez que preciso usar qualquer um destes softwares eu tem que assumir o usuario de instalação dos mesmos que neste caso usei o default oracle. Veja a labuta que tem de fazer:


    $ xhost +
    $ sux – oracle
    $ source .oracleDB #ou oracleDS ou oracleAS
    

Dos scripts de mudança de ambiente não tenho como escapar mas para facilitar minha vida, acabei adicionando os grupos DBA e oinstall para minha lista de grupos. Dessa forma não preciso usar o su para mudança de usuario. Ai tem um porém, meu grupo padrão é users. Nessa, quando tento compilar um forms ou iniciar o servidor de aplicações, acontece vários erros de permissões. Isso porque meu grupo principal/efetivo, como já disse, não é o oinstall nem DBA. Para contornar este problema usei o utilitário de sistema newgrp. O comando newgrp é usado para alterar o grupo efetivo do usuário para o grupo solicitado em uma nova sessão de login:


    $ groups
    users disk uucp dialout audio video oinstall dba
    $ newgrp oinstall
    $ groups
    oinstall disk uucp dialout audio video dba users
    $ exit
    $ groups
    users disk uucp dialout audio video oinstall dba

Desta forma meu grupo principal torna-se oinstall, me possibilitando trabalhar com a compilação dos forms. Legal hein! O outro utilitario de sistema que podemos usar é o sg. O sg é mais usando que vc so precisa executar um comando, mas usando o grupo o qual vc necessita:


    sg oinstall -c rm *.err
    
comments powered by Disqus