Vivendo e Aprendendo

Experiência prática na administração de Banco de Dados

pen drive - Cadê minhas pastas?

by Gilberto C. Andrade on 25 Março 2011

Tagged as: Sistema-Operacional, Virus, Windows,

Meus problemas com vírus de computador, aqui em casa, já se tornaram história. Não me lembro quando foi a última vez que tive o trabalho de criar um CD para boot do Windows XP e a partir dele realizar a limpeza - isso não é totalmente verdade, volta e meia tenho que fazer isso para NoteBooks de colegas ou de colegas de minha esposa.

Recentemente, algo tem chamado minha atenção; vira e mexe aparece minha esposa com bolso cheio de pen-drives solicitando que eu recupere documentos e pastas que desapareceram nestes dispositivos que, por sinal, são bem mais úteis que os velhos disquetes. E aquela dica(para o windows explorer): Menu->Ferramentas->Opções de Pastas->[aba]Modo de exibição, depois marcar a opção “Mostrar pastas e arquivos ocultos”, não adianta.

Menu->Ferramentas->Outras Opções

Mostrar arquivos ocultos

Parece que alguns vírus mais recentes alteram não só o atributo oculto mas também o atributo morto. E ai, o arquivo morre? :)

Ai você pergunta: por que sua esposa traz os dispositivos pra você? por que ela não pede ao pessoal para passar um antivírus? Veja, eles fazem a varredura. Mas os arquivos e pastas continuam ocultos e minha esposa já havia tido uma experiência em casa onde o pen-drive que usava, mesmo infectado, aparecia todos os arquivos e pastas - o gerenciador de arquivos do Gnome (Nautilus) - apresenta todos os arquivo e pastas, inclusive os criados pelo vírus.

Navegador de arquivos do Gnome - nautilus

Navegador de arquivos do Gnome - nautilus

Bem, esta dica não é para usuários linux! Então vamos à solução? Para resolver você precisa conhecer o prompt de comando do windows xp, em especial o comando ATTRIB. Para acioná-lo faço o seguinte: menu iniciar->Todos programas->Acessórios->Prompt de comando.

prompt de comando do windows xp

prompt de comando do windows xp

Criei uma pasta para demonstração a qual contém uma sub-pasta e um arquivo texto.

Primeiro, vou fazer o mesmo que alguns vírus fazem(nem tudo, é claro, apenas o que está relacionado com esta dica, ok?):

prompt de comando do windows - usando ATTRIB

prompt de comando do windows - usando ATTRIB

E em seguida, desfazerei as alterações retornando os atributos com seus valores normais para arquivos e pastas.
Perceba como é o uso dos sinais + e - diante dos parâmetros. Usamos o sinal negativo (-) para retirar um atributo do arquivo/pasta, neste caso o A(morto) e H(oculto). Então, ficou assim:

C:\Demonstracao>ATTRIB -A -H /D /S *.*
C:\Demonstracao>

[29/03/2011] Atualização: em alguns casos, o vírus também seta o atributo “arquivo do sistema”. Para resolver é só acrescentar o parâmentro que corresponde a este atributo: S. Ficando assim todo o comando:

 ATTRIB -A -H -S /D /S *.*

[02/07/2013] Atualização: O Ivans Dias, em um dos comentários, colocou um vídeo do Professor Ramos bem didático - vale a pena conferir.

Um abração a todos!

comments powered by Disqus