Vivendo e Aprendendo

Experiência prática na administração de Banco de Dados

Porções Diárias da Bíblia[Pão Diário & Manancial]

by Gilberto C. Andrade on 28 abril 2011

Tagged as: Bíblia, Estou-lendo-e-você, Internet, Jesus-Cristo,

Diversos autores compartilham experiências de vida sob uma ótica cristã, trazendo mensagens diárias (simples mas profundas) de encorajamento e reflexão, que mostram uma nova perspectiva de enfrentar os desafios da vida cotidiana. Pastores, escolas, empresas, igrejas e cidadãos que querem crescer na vida devocional têm procurado esse material.

Participo de um projeto na Igreja Batista Memorial de Palmas onde transcrevemos os textos das obras sitadas e [os enviamos por e-mails][1]. Este procedimento só foi possível após a autorização dos editores destas obras.

Iniciamos o projeto realizando o envio das mensagens listando no campo “para” todos os e-mails já selecionados em um senso realizado(pelos membros na igreja) na própria quadra da igreja. Vimos que transcrever e enviar as mensagens não era uma atividade muito fácil, pois tínhamos problemas:

  1. novos convites eram feitos e novos e-mails teriam que ser adicionados;

  2. formato da mensagem não era padronizado - cada membro da equipe enviava de uma forma;

  3. não tínhamos o controle de qual mensagem já havia sido transcrita - no inicio alguns foram repetidas;

  4. nem toda a equipe tinha conhecimento básico de informática e isso causou um grande transtorno, pois alguns usavam o Microsoft Word mais atual enquanto outros versões antigas.

Propus o uso de alguns mecanismos disponibilizados na rede mundial para auxiliar o controle e organização do projeto. Veja as opções que escolhi:

  1. [DropBox][2] - precisávamos de um lugar comum para armazenar as mensagens transcritas e as já enviadas(veja o cliente para linux);

  2. [Google Groups][3] - precisávamos de um mecanismo para gerenciar os e-mails das pessoas interessadas(convidadas) em receber uma [mensagem reflexiva][1];

  3. precisávamos definir um formato da mensagem (veja logo abaixo como ficou);

  4. precisávamos definir qual versão do Microsoft Word usaríamos (escolhemos Microsoft Word 97/2000/XP)

cliente dropbox linux

cliente dropbox linux

Formato de transcrição de texto

Formato de transcrição de texto

Minha escolha foi arriscada e ao mesmo tempo feliz. Arriscada por ter uma equipe com pouco ou nenhum conhecimento em informática básica. Confesso que a maior parte do trabalho é realizada por mim, mas estou feliz pelas escolhas que fiz - posso treinar um membro da equipe facilmente nos mecanismos escolhidos.

Bom, tive duas intenções ao escrever este post: a primeira descrever a experiência e o desafio que é desenvolver este trabalho; a outra é [convidá-lo][1]: receba você também uma porção diária da Bíblia em seu e-mail! Os benefícios de uma leitura constante da Bíblia são imensos, mas isso conto em outro post.

[1]: http://groups.google.com/group/ibmp-mensagens-reflexivas?hl=pt-BR
[2]: https://www.dropbox.com/
[3]: http://groups.google.com/?hl=pt-BR
comments powered by Disqus