Vivendo e Aprendendo

Experiência prática na administração de Banco de Dados

Gnome 3 - diálogo modal move toda a aplicação

by Gilberto C. Andrade on 02 Março 2012

Tagged as: Geral,

É, finalmente consegui um tempo para postar algo aqui no blog. Ultimamente (nos dois últimos meses) estive ocupado trabalhando na conversão de alguns projetos java para web: usavam Ant e agora, este trabalho, usam Maven. Neste período, como vocês bem sabem, fiz a atualização (na verdade uma nova instalação) do openSUSE. Estava com a versão 11.3 e com o recente lançamento da versão 12.1, não resisti - ansioso por usar o novo Gnome 3.

A mudança foi um pouco impactante mais pro lado positivo, diferente de outras experiências que tenho ouvido e lido a respeito. Bem, espero ajudar os novos adeptos a este ambiente gráfico por aqui: postando dicas e links para solucionar eventuais embaraços por assim dizer nesta jornada de aprendizado.
Vamos começar com um link bem útil: GnomeShell/CheatSheet .

Agora algo que atrapalha um pouco: toda vez que precisamos abrir uma janela modal, tipo “Open File”, “Print”, esta mesma janela modal é anexada (colada mesmo!) à janela principal da aplicação(Evince, Firefox, NetBeans, Empathy, etc) tornando-a uma só. Isso é contra produtivo pois em algumas situações precisamos fazer um “copy and paste” de informações na janela principal da aplicação - ocorre muito com o Evince e com NetBeans no meu caso.
No GNOME 3, o comportamento padrão de diálogo modal é este anexar-se à janela principal da aplicação, mas este comportamento pode ser customizado, veja:

gconftool-2 --set /desktop/gnome/shell/windows/attach_modal_dialogs false --type bool

Para desabilitar. E o contrário:

gconftool-2 –set /desktop/gnome/shell/windows/attach_modal_dialogs true –type bool

Referência:The GNOME Shell Blog - The modal windows behavior

comments powered by Disqus